Nascido na cidade de Lindóia, interior paulista a 22 de março 1910, filho de João Andreotti, chega a Santo André em fim de 1925; onde em 1933 se tornaria o primeiro presidente do recém fundado SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SANTO ANDRÉ. Abrangendo: Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O primeiro emprego de Marcos Andreotti, foi na Indústria Ipiranguinha, Têxtil, onde o menino fazia a distribuição de trama para os tecelões.
Contam Marcos: "Minha atividade sindical começou no Ipiranguinha conversando com elementos do movimento operário da época, onde eu vim, a saber, que existiu a União Operária, cujo presidente era José Righetti e tinha como secretário Constanti Castellani. Naquela época não havia sindicato, havia algumas organizações de socorro mútuo. Comecei a trabalhar no sentido de reorganizar a União Operária. Isso foi em 1928 e a união eu não cheguei a conhecer, porque com a morte de Castellani ela desapareceu e o Righetti foi deportado para Ilha das Cobras.
domingo, 23 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário